Na sua mais básica definição, o DevOps se refere à combinação de filosofias, práticas e ferramentas culturais que aumentam a capacidade de uma empresa oferecer aplicativos e serviços de maior qualidade a uma velocidade mais rápida.
O objetivo final do DevOps é permitir que as empresas sejam mais competitivas em uma era de transformação digital - onde a mudança rápida é uma característica definidora - estabelecendo um ambiente no qual a construção, teste e lançamento de software podem ocorrer de forma frequente, rápida e confiável.
Software e internet transformaram o mundo da indústria melhorando a eficiência, acessibilidade e inovação. O software não é mais um simples suporte a uma empresa, tornou-se um componente integral de todos os links na cadeia de valor do negócio - desde a criação até a implantação e no mundo dos negócios de hoje, é o Kernel da capacidade de cada empresa em criar produtos, sistemas e serviços.
Nos últimos anos, as capacidades da tecnologia informática aumentaram rapidamente e as empresas agora interagem com seus clientes através de software fornecido como serviços on-line, através de aplicativos e em diversos dispositivos. Da mesma forma a linha de montagem transformado como os produtos foram fabricados no passado, DevOps é remodelar como as empresas devem construir e entregar software na atualidade.
Nascido da necessidade de melhorar a agilidade da entrega de serviços de TI - colocando um foco especial na colaboração, comunicação e automação - o DevOps permite que as organizações de TI superem muitas das dificuldades associadas à criação de software moderno.
A demanda por soluções ágeis de software bem integradas, fáceis de usar e inteligentes tornou-se um fator diferenciador para os consumidores no cenário comercial competitivo. Com o DevOps, as organizações podem inovar e testar ideias de forma mais rápida, oferecer recursos de forma mais confiável e gerar economia de custos, mantendo a conformidade, servido não só para aumentar os fluxos de receita, mas também para melhorar a experiência do cliente.
Qualquer organização que esteja desenvolvendo software - particularmente aplicativos - pode se beneficiar de uma solução do DevOps. O DevOps permite que as organizações dissolvam silos de desenvolvimento e operacionais - aumentando a colaboração e a comunicação entre os departamentos - e substituem os processos demorados por controles automatizados em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento.
Nas organizações de rápido movimento, a complexidade e a fragmentação são abundantes. Mas o DevOps representa uma oportunidade para retirar a convolução e re-alinhar os objetivos comerciais para alcançar a agilidade necessária para responder efetivamente às oportunidades, eventos e tendências do mercado.
Enquanto a transição para uma solução de DevOps de ponta a ponta pode fornecer uma série de benefícios empresariais, pode ser complexa e provavelmente exigirá uma mudança na cultura e na mentalidade. Do ponto de vista organizacional, o desenvolvimento e os silos operacionais devem ser discriminados. Do ponto de vista tecnológico, um modelo DevOps baseia-se em ferramentas eficazes para ajudar as equipes a implementar e inovar de forma rápida e confiável.