Notlinoel Systems and Consulting
DevOps é uma palavra-chave da indústria popular, que examinaremos e explicaremos a logística do DevOps para destacar os desafios que você pode ter que superar ao implementar esta metodologia na sua empresa.
DevOps é um método de entrega de aplicativos que incentiva desenvolvedores de software e equipe de operações a se comunicar e colaborar em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento. As estratégias bem-sucedidas do DevOps são unificadas em toda a organização. Um processo DevOps homogêneo permite que as organizações operem na " velocidade do negócio ". Para certas aplicações, como os serviços voltados para o consumidor, isso significa mover-se rapidamente para diminuir o tempo de mercado.
- CULTURA ORGANIZACIONAL -
Para garantir que a cultura organizacional não prejudique o processo de transição, ajuste sua cultura antes de implementar o DevOps, em vez de permitir que ele force uma mudança de cultura. Para antecipar as alterações necessárias, comece por entender melhor o comportamento do dia-a-dia dos funcionários para identificar o tipo de treinamento que eles podem exigir. Ao realizar sessões de treinamento no início, seus funcionários podem se adaptar rapidamente para permitir uma transição perfeita. É esse tipo de suporte de alto nível que oferece força de implementação do DevOps. Ter um time sênior forte pode relaxar as tensões e minimizar os conflitos de interesses que aparecem abaixo da organização.
- RESISTÊNCIA A MUDANÇA -
Se é um medo de ser deixado para trás, perder o controle, ou o desconhecido, mudar para DevOps pode ser esmagadora para algumas organizações e seus funcionários. A IBM afirma que, enquanto "DevOps é um esforço gratificante, também pode trazer ameaça. Eles não estão errados. Alguns funcionários podem até perceber DevOps para ser seu substituto.
No entanto, o que os funcionários precisam perceber é que eles são a força motriz por trás de qualquer estratégia do DevOps. Além disso, o DevOps é projetado para tornar as empresas mais competitivas, o que significa que os funcionários serão mais valiosos e seus trabalhos mais gratificantes. Além de ajudar os funcionários a perceber isso, os gerentes também devem se responsabilizar pela implementação do DevOps em sua força de trabalho. Desta forma, eles se sentem mais no controle e seus empregos se sentem mais seguros.
- DIFICULDADES EM AUMENTAR A ESCALA -
Após o início do sucesso com DevOps em pequena escala, é fácil ficar complacente. No entanto, problemas podem surgir quando se trata de expandir seus esforços, particularmente em organizações maiores, onde as políticas internas retardam o processo de transição. De acordo com Jason Cox, Diretor de Engenharia de Sistemas da Disney, a solução é "ter um líder forte ou o CIO instalado na equipe DevOps para dirigir o navio ".
Em empresas ainda maiores, é provável que subsidiárias separadas tentarão implementar o DevOps por conta própria. Isso pode criar uma paisagem fragmentada onde as subsidiárias estão usando diferentes softwares DevOps que são incompatíveis entre si. Neste caso, as melhores práticas mostraram que o DevOps deveria ser implementado de forma centralizada, antes de ser implantado em toda a organização. Isso garante que todas as áreas de negócios e subsidiárias tenham uma abordagem padronizada para medir os objetivos estratégicos.
- NENHUMA VISÃO DE PONTA A PONTA -
Em vez de se concentrar em todo o processo como um todo, os gerentes podem ter o hábito de resolver problemas particulares um por vez. Eles tentam atender as necessidades das equipes de Desenvolvimento ou Operações separadamente, o que resulta em uma estratégia DevOps incompatível.
Ao implementar DevOps com suporte de alto nível, as necessidades de equipes separadas podem ser gerenciadas para lidar com quaisquer conflitos de interesses. Além disso, é muito mais difícil para os gerentes no nível executivo perder de vista a proposta de valor obtida com o DevOps. Tudo isso é muito mais fácil quando você constrói um processo DevOps simples e padronizado que tenta reduzir excessos e variabilidade e melhora a rigidez.
- SOBRE A SEGURANÇA E A GOVERNANÇA -
Como o DevOps requer implantação rápida de aplicativos, podem ser cometidos erros, levando as políticas de segurança e governança a serem ignoradas. Além disso, como aplicativos baseados em nuvem são acessíveis em toda a organização, problemas podem surgir em torno da privacidade de dados confidenciais.
No entanto, as empresas que cumprem com cuidado as políticas de segurança e conformidade, muitas vezes sentem que isso impede sua capacidade de inovar rapidamente. Então, como você pode garantir que as políticas de segurança e conformidade sejam atendidas, enquanto operam a um ritmo?
Felizmente, os produtos ARA (Application Release Automation) estão disponíveis e são altamente recomendados para suportar a entrega de software, ao mesmo tempo que automatizam as políticas de segurança e conformidade. O ARA não só ajuda as organizações a atender a demanda por implantação rápida de aplicativos, mas também controla o acesso a funções administrativas para proteger dados confidenciais.
- SISTEMA LEGADO -
As aplicações legadas desatualizadas tendem a não ter a velocidade necessária em um sistema DevOps. Embora os aplicativos em nuvem sejam necessários para a entrega rápida de aplicativos, alguns sistemas legados não podem ser integrados, deixando sua infraestrutura de TI fora de sincronia e incapaz de operar a um ritmo acelerado.
As soluções para esses desafios legados são muitas vezes demoradas ou dispendiosas. No entanto, a adoção e a realização de benefícios do DevOps podem ser alcançadas, mesmo com sistemas legados, ao usar o software apropriado.